Memória Viva

A DIVERSIDADE CULTURAL MARCOU A 4ª FEIRA BINACIONAL DO LIVRO

Diversidade, convivência e integração cultural: durante quatro dias, o Parque Internacional, que une as cidades de Rivera e Santana do Livramento, foi o palco da 4ª Feira Binacional do Livro. Um evento singular que aproximou o público aos escritores, músicos e artistas de ambos os países. Nesta edição, a Comissão Binacional organizadora da Feira apostou no reconhecimento da diversidade cultural da região e na contratação de profissionais qualificados. O resultado foi o encantamento do público, dos escritores e dos artistas que participaram desta festa literária.

Estudantes das escolas uruguaias e brasileiras
PROGRAMAÇÃO INFANTO-JUVENIL 
A Feira contou com uma intensa programação para o público infanto-juvenil e também para os adultos. O parque foi tomado por estudantes brasileiros e uruguaios que assistiram a diferentes atrações, como o grupo de teatro e música “Corsários Inversos”, de Pelotas, e o show “El sapo Ruperto”, conduzido por um dos principais expoentes da literatura infantil uruguaia, Roy Berocay. 

Corsários Inversos (Brasil)                   Roy Berocay (Uruguai)                               Carlos Urbim (Brasil)

O público também teve a oportunidade de participar de uma emocionante conversa com o escritor e jornalista santanense Carlos Urbim, outro ídolo dos pequenos leitores. Também foi instalada no Parque uma mostra de gigantografias intitulada “UY, Cuatro Décadas de Cómic Uruguayo”. Além dessas atividades, o Grupo de Teatro Tatá, de Pelotas, apresentou no Teatro Municipal de Rivera o espetáculo “Terra de muitos chegares”. Outro dos destaques foi a participação permanente na feira do carismático artista riverense Eddy, com os seus personagens Don Libro e El Conejo, e do arte-educador e contador de histórias Rodrigo Calistro, de Florianópolis. Já as escolas municipais de Santana do Livramento apresentaram o resultado de um belo projeto pedagógico sobre a obra do poeta Vinicius de Moraes.

Rodrigo Calistro (Brasil)                             Cómic (Uruguai)                                    Don Libro - Eddy (Uruguai)











PROGRAMAÇÃO ADULTA

Alejandra Rivero, Cátia Goulart e Vera Albornoz
(Moderador: Ricardo Almeida)
Nesta 4ª Edição, a Feira primou pela diversidade de debates nas mesas destinadas ao público adulto e das “charlas musicais”. “A fronteira na história e na literatura” foi o tema da mesa de abertura, com a participação da historiadora Vera Albornoz, da Urcamp, da Profª. Cátia Goulart, da Unipampa/Jaguarão e de Profª. Alejandra Rivero, do CERP Norte/Uruguay. As falas versaram sobre a influência do frigorífico Armour e dos demais frigoríficos na cultura regional, passando pelas questões linguísticas próprias da fronteira, como  a importância de se reconhecer o portunhol como língua da região, até a literatura fronteiriça como expressão de uma cultura política local.

Professoras da Escuela 94, de Rivera
A mesa que abordou o tema “A fronteira e as práticas educativas” teve início com a apresentação do “Projeto Colaborativo Brasil e Uruguai: Cultura, Arte e Literatura através das Tecnologias”. Por meio dessa ação, professores e alunos da Escola Osvaldo Aranha de Ijuí e da Escuela Nº 94 de Rivera trabalharam em conjunto via Internet por três semestres e se encontraram presencialmente pela primeira vez durante a Feira. A Prof.ª Regina do Couto, da Unipampa/Jaguarão relatou parte de sua pesquisa de doutoramento que trata das dificuldades de intercâmbio educacional e harmonização dos currículos da região de fronteira devido às dificuldades burocráticas, a afirmação das nacionalidades e das diferenças culturais. O viceministro de Educação e Cultura do Uruguai Oscar Gomez também participou da mesa e assumiu o compromisso de encaminhar as duas experiências relatadas às instâncias de decisão do Mercosul.

(Moderadora: Marta Piñero) Serrana, Rosina,
Lélia e Angelina




Já o debate sobre “A diversidade cultural” trouxe um olhar feminino sobre questões como a necessidade de as mulheres se apoiarem mutuamente e manifestarem a sua visão de mundo, tema abordado pela escritora Lélia Almeida. A jornalista Rosina Duarte, da ONG Alice, falou sobre a importância de não se dar voz apenas aos “vencedores” e falou sobre relatos de vida de senhoras idosas de Bagé, de prostitutas e de presidiárias. A Drª. Serrana Mesa apresentou um estudo sobre “Corpo, sexualidade e pobreza no Uruguai”. A mesa encerrou-se com o depoimento da angolana Angelina Bunge sobre a sua vivência durante a guerra civil em Angola e a sua posterior migração para o Uruguai, uma fala que comoveu todos os presentes.

“CHARLAS MUSICAIS”

Demétrio Xavier e convidados
Em cada uma das noites o público da fronteira pôde assistir a “Charlas Musicais” de altíssima qualidade. Na quinta-feira, foi a vez de Demétrio Xavier e convidados fazerem uma incursão pela música rural do pampa. Na sexta-feira, o cantor e compositor Nei Lisboa autografou o livro de crônicas É Foch! e o romance Um morto pula a janela e também apresentou diversas canções do seu repertório de pop-rock.


                        Nei Lisboa (Brasil)                                                           Eduardo Coitiño e Carmen Letícia (Uruguai)                

No sábado, o Grupo Alabe Ôni, de Porto Alegre, junto com o Vocal Afrogama, de Montevidéu, trouxeram a cultura africana para uma inesquecível cerimônia de integração cultural na fronteira. No domingo, a cantora riverense Carmen Letícia – a Chita – encerrou a programação com um espetáculo de tango permeado pela apresentação de histórias extraídas do livro Anecdotário de Carlos Gardel, contadas pelo seu autor Eduardo Coitiño.

Grupos Afrogama e Alabê Ôni  ( Foto Yoanna Díaz )


O programa Cantos do Sul da Terra, da FM Cultura, foi apresentado por Demétrio Xavier ao vivo diretamente do Parque Internacional na sexta-feira à tarde.

PALESTRAS E LANÇAMENTOS DE LIVROS

Pesquisadora Enilda Cruz Martins,
no lançamento do seu livro.
Durante os quatro dias do evento, também ocorreram palestras sobre diferentes temas, como Nuestros índios Charruas, por Guillermo Bertullo Santillan, a obra do escritor libanes Amin Maalouf , por Luis de la Fuente Abdala e “A formação de mediadores de leitura”, pelo escritor e arte-educador Uili Bergamin (que também realizou uma animada roda de leitura com estudantes).
Os autores convidados autografaram duas dezenas de livros, com destaque para as obras dos escritores fronteiriços. Estes ocuparam um estande onde apresentaram as suas criações ao público. Também fizeram parte do estande a Casa do Poeta Santanense -  Caposan, a Biblioteca Comunitária Paulo César Guggiana, do bairro Wilson, e a Associación de Escritores de Rivera. O local recebeu ainda uma exposição de artistas plásticos da fronteira e a apresentação do Coral dos Deficientes Fraternos da Igreja do Rosário.

1. Apresentação de Michel Croz  2. Eddy, Amarina Prado (da Caposan) e Jorge S. dos Santos (da Biblioteca Comunitária Paulo Guggiana) 3. Angelina Bunge, seu editor com Arthur Montanari, da Livraria Marco Zero.


OUTROS AVANÇOS IMPORTANTES

Mesa de abertura do II Seminário da
Integração Cultural Brasil-Uruguai
Enquanto as crianças, adolescentes e adultos mergulhavam no universo dos livros, do teatro e da música, a Feira sediava o II Seminário da Integração Cultural Brasil-Uruguai, no qual estiveram presentes representantes da Secretaria Estadual da Cultura, do Centros MEC do Uruguai e do Comitê de Prefeitos, Intendentes e Alcaides. Foram feitos novos acordos para a integração cultural entre os dois países e debatidos os critérios para a seleção de projetos que farão parte do Calendário para Integração Cultural e Turística da Fronteira para 2014. Durante a Feira também ocorreram diálogos entre autoridades de ambos os países e palestrantes, dos quais surgiu uma proposta de alinhamento e integração dos Planos Regionais de Leitura do MEC Uruguai com os Planos de Leitura do Rio Grande do Sul e do Brasil e a intenção de se elaborar um estudo sobre os currículos escolares na fronteira Brasil-Uruguai.

Esta edição da Feira movimentou a cadeia produtiva cultural da região, pois além da infraestrutura contratada, os editores e livreiros de ambos os países também se beneficiaram com os contatos realizados, e planejam ampliar a distribuição e comercialização de livros no Brasil e no Uruguai.

O Parque Internacional contou ainda com um telecentro e rede Wi-Fi livre para toda a sua área e arredores. No final, os computadores utilizados foram doados pela Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (PROCERGS) e serão repassados para organizações que desenvolvem ações de inclusão digital.

Cesar Telles, da Procergs, entrega dez computadores para o Secretário-Geral de Governo, Carlos Eduardo Barroso e representantes da Comissão Organizadora da Feira.     Estudantes acessam a internet livre no Parque Internacional.

ORGANIZAÇÃO, PATROCÍNIOS E APOIOS


Patrícia Cutí, Giovanni Bernardes e Magali Ivañez,
da Comissão Binacional
A 4ª Feira Binacional do Livro foi organizada pela Prefeitura Municipal de Santana do Livramento, pela Intendência Departamental de Rivera, Consulado do Brasil no Uruguai, Sesc, Unipampa, UFPel, Centro Universitário de Rivera e Universidad de la República. Contou com o patrocínio das empresas CRM, Ansus e Unimed/Região da Fronteira e teve o apoio da Secretaria Estadual da Cultura/RS, Centro MEC/Uruguai, PROCERGS e Viação Ouro e Prata. Uma equipe de monitores brasileiros e uruguaios acompanhou cada um dos convidados.
Equipe de monitoras com Rodrigo Calistro

Comissão Organizadora: 

Livramento:
Secretaria-Geral de Governo
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Cultura
Secretaria Municipal de Turismo
Biblioteca Municipal
Universidade Federal do Pampa
Universidade Federal de Pelotas
SESC

Rivera:

Secretaria de Cultura
Universidade de la República
Centro Universitário de Rivera
Biblioteca General Artigas
Consulado de Brasil em Rivera

CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR OS NOSSOS ÁLBUNS DE FOTOGRAFIAS E FAZER PARTE DA NOSSA REDE NO FACEBOOK.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor compartilhar nas Redes Sociais!